.jump-link { text-align:right; font-family:Georgia; } .jump-link a{ color: #fff; padding-left:7px; padding-right:7px; background: #4488DD; border: 5px solid #4488DD; } .jump-link a:hover{ text-decoration:none; color: #fff; padding-left:7px; padding-right:7px; background: #94D341; border: 5px solid #94D341; }

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Crítica: A Menina que roubava Livros.



O Longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial e mostra a vida da menina Liesel Meminger onde foi colocada para adoção e acaba sendo adotada por Rosa Huberman(Emily Watson) e Hans Huberman(Geoffrey Rush)mesmo ainda conectada a mãe Liesel consegue amor por seu pai adotivo onde a ensina a ler e cria uma grande afeição por livros e assim se inicia uma série de aventuras onde a arte de ler é o que importa.


Adaptado do livro The Book Thief(Ladra de Livros) de Markus Zusack apresenta a personagem Liesel(Sophie Nélisse) que mora com seus pais adotivos na Alemanha e encantada pelo universo da leitura, pega o hábito por furtar livros para ler para Max(Ben Schnetzer) que mora clandestinamente em sua casa e está muito doente.


O diretor Brian Percival consegue adaptar de forma bonita e plausível o livro homônimo desde a escolha da personagem Liesel a encantadora Sophie Nélisse que dá vida a protagonista de forma muito convicente, a escolha do papel do Pai também é um dos trunfos de A menina que roubava livros, interpretado pelo talentoso Geoffrey Rush.


Ambientado durante a Guerra o filme por vezes mostra todo o drama com o domínio de Hitler sobre a cidade em capturar judeus e comunistas, o roteiro mostra de forma clara, mas sem se aprofundar muito nas violências, cenas de tortura deixando a narrativa mais familiar. As passagens são narradas pela morte que mostra todo o desenrolar dos personagens desde o inicio até o final da narrativa, com uma ótima voz o narrador consegue trazer uma ótima colaboração deixando o filme conectado com o livro.

A relação entre Pai e filha desde o primeiro encontro é apresentada de forma belíssima e muito delicada, o ator Geoffrey Rush consegue trazer emoção para a tela de forma que ficamos conectados com a história, nos fazendo acreditar no amor que ele sente por Liesel, Assim como a relação do Max com a menina que de estranhos se tornam com o tempo e convívio juntos, se tornam grandes amigos através da arte da leitura onde eles poderiam sempre estar juntos sempre que ela estivesse lendo. Sua mãe adotiva a ótima Emily Watson tem um duro convívio com a filha, as dificuldades de cuidar da casa, ter comida na mesa e a sua relação com o marido mostram a dura realidade de uma família numa época onde tudo era difícil, mas mesmo com pouco eram felizes. A atriz conseguiu fazer uma personagem durona, forte, com os pés no chão, de forma bem dramática, assim como foi no livro.

Foi encantador a dedicação de Rudy Steiner em estar com a ladra de livros em todos os momentos, desde a primeira vez que a viu procurou mostrar o quanto ele podia ser importante na vida dela, nascendo assim uma bela amizade, apesar de novo com apenas 14 anos o ator Nico Liersch dá o tom certo ao seu personagem onde tudo se torna tão real e verdadeiro é lindo ver a química entre os atores.


Como em toda adaptação algumas coisas foram cortadas no filme o que para muitos é imperdoável para outros é aceitável no caso aqui, as mudanças não prejudicaram a história, mas algumas coisas do roteiro foram apresentadas de forma muito corrida não dando tempo necessário para o espectador diluir como no caso (SPOILER) no inicio Liesel começa a aprender a ler com seu pai adotivo e algumas cenas depois ela já sabe ler fluentemente? Mesmo sabendo em questões de tempo com 130 minutos, essa corrida não soou bem para a história assim como algumas cenas onde as cenas mais importantes não tem a emoção que deveria transparecer como no livro transparece, deixando o filme bonito apenas.


As cenas finais nos conquistam com todo o drama de da menina que rouba livros e com o desfecho belíssimo e encantador, como adaptação a Menina que roubava livros não deixa a desejar e consegue se sobressair satisfazendo não só fãs do livro original mas a aqueles que não leram o livro e captaram a mensagem que o livro passa que ler é uma arte de viver, onde você pode viajar e encontrar quem quiser em palavras e pensamentos. Passando de forma que não se vê o tempo passar se tornando um filme prazeroso de assistir. Posso defini-lo como uma boa adaptação para os cinemas, com ótimas atuações e recomendado para a toda a família.


Nota: 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA SEMPRE BEM VINDO , COMENTE, CRITIQUE, VENHA TROCAR IDEIAS CONOSCO, E PRINCIPALMENTE INTERAJA COM A GENTE, É MUITO IMPORTANTE A SUA PARTICIPAÇÃO. OBRIGADO POR COMENTAR, A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.